Glossário de Fisio


Apêndice 1 – glossário

A
Atetose: Discinesia caracterizada por incapacidade em manter em posição estável os dedos, artelhos, língua e outras partes do corpo, resultando em movimentos lentos e contínuos, senoidais e involuntários suaves. Esta doença é frequentemente acompanhada por coréia (aqui denominada coreoatetose). Atetose pode ocorrer como manifestação de doenças dos gânglios da base ou de toxidade de drogas. (Tradução livre do original: Adams et al., Principles of Neurology, 6th ed, p 76). - Lesão do corpo estriado (núcleo caudado, putâmen e globo pálido) que se manifesta por movimentos involuntários lentos sinuosos, especialmente dos antebraços e mãos.
Ataxia: É uma incoordenação do movimento. Pode ser causada por lesão cerebelar (ataxia cerebelar), alteração sensorial como em casos de neuropatias diabéticas (ataxia sensitiva) e distúrbios vestibulares (ataxia vestibular ou labiríntica).
Amusia: Dificuldade de compreensão de sons musicais, por lesão da área auditiva secundária no hemisfério direito.
Apraxia: Incapacidade de executar determinados atos voluntários, sem que exista qualquer déficit motor, como consequência de lesões nas áreas de associação secundárias motoras.
Afasia: Déficits de linguagem falada e escrita. Pode ser denominada Afasia de Broca, ou motora, quando a lesão é localizada na área de mesmo nome localizada no lobo frontal. Está relacionada com a expressão da linguagem. Há também a Afasia de Wernicke, ou sensitiva, no caso em que a lesão ocorre na região de mesmo nome, localizada na junção entre os lobos temporal e parietal, estando relacionada à percepção da linguagem.
Agnosia / esterognosia: Perda da capacidade de reconhecer objetos, por lesão nas áreas de associação secundárias sensitivas.
Ageusia: A falta do paladar independente da causa chama-se ageusia. O que mais comumente causa diminuição do paladar como um todo é o cigarro, após anos de exposição à fumaça as estruturas que sentem o gosto na língua (papilas gustativas) já não funcionam mais. Alguns remédios, como efeito colateral indesejado, podem causar gosto metálico. Tumores dos nervos que inervam a língua também podem causar distúrbios do paladar, mas que já é mais raro.
Acinesia: Patologia que se caracteriza pelo deficiente movimento do músculo cardíaco, implicando que este deixe de se contrair como deve e levando a um aumento anormal do período temporal entre a sístole e a diástole que, em casos graves, poderá levar à imobilidade do músculo cardíaco.
Agrafestesia: Incapacidade de reconhecer, sem ver, letras ou números escritos na pele do examinador.
Alestesia: Estado patológico em que as sensações tácteis são sentidas pelo indivíduo, não no ponto tocado, mas no ponto simétrico, na outra metade do corpo.
B
Bradicinesia: Inclui a dificuldade que inicia o movimento, a lentidão no movimento e a dificuldade de realizar o movimento com fluência. A bradicinesia é o sintoma mais proeminente e que torna o indivíduo mais incapacitado para realização das atividades diárias.
Blefarocalase: Desabamento, semelhante à ptose.
C
Clônus: É uma série de contrações involuntárias em decorrência de um estiramento súbito do músculo. O clonus é um sinal de algumas condições neurológicas e é particularmente associado à esclerose múltipla e a danos na medula espinal.
Contratura: Encurtamento prolongado do músculo ou outro tecido mole ao redor de uma articulação impedindo o movimento da articulação (Biblioteca Virtual em Saúde). Geralmente resultam de cicatrizes causadas por lesões ou imobilizações prolongadas.
Coreoatetose: Transtorno hereditário causado por deficiência de uma enzima do metabolismo de purina, Hipoxantina Fosforribosiltransferase. Os indivíduos afetados são normais até o primeiro ano de vida e então, desenvolvem retardo psicomotor, transtornos de movimentos extrapiramidais e espasticidade progressiva. Frequentemente, são observados comportamentos autodestrutivos, como morder os lábios. A deficiência intelectual também pode ocorrer, mas não é tipicamente severa. Elevação do ácido úrico sérico leva ao desenvolvimento de cálculos renais e artrite gotosa. Sinônimos: Síndrome de Hiperuricemia, Síndrome de Lesch-Nyhan. (Tradução livre do original: Menkes, Texbook of Child Neurology, 5th ed, pp127).
Coréia: Caracteriza-se por movimentos involuntários rápidos e de grande amplitude, devido à lesão no corpo estriado.
D
Deformidade: Defeito congênito de conformação. / Desproporção de membros ou órgãos. / Defeito.
Diplegia: É a paralisia de dois membros do corpo, sejam eles quais forem, é causada por rompimento de meninge na altura da oitava vértebra torácica.
Discinesia: Movimentos involuntários anormais.
Disartria: É um distúrbio neurológico caracterizado pela incapacidade de articular as palavras de maneira correta. Entre as principais causas estão as lesões nos nervos centrais.
Diplopia: É mais conhecido como visão dupla. É a percepção de duas imagens a partir de um único objeto. As imagens podem estar na horizontal, vertical ou diagonal. Resulta de paralisia temporária ou permanente dos músculos oculares.
Disfagia: dificuldade de deglutição.
Desvio da comissura labial:
E
Espasticidade: É uma alteração motora caracterizada por hipertonia e hiper-reflexia, secundária a um aumento da velocidade resposta do reflexo de estiramento. Essa manifestação é dada pelo aumento da resistência do músculo ao estiramento, sinal do canivete. Distúrbio motor incapacitante nos pacientes com lesão do SNC. (Projeto diretrizes- Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina – Espasticidade: Avaliação Clínica. 2006).
Espasmo: Contração involuntária e convulsiva dos músculos.
Epífora: Lacrimejamento de um olho ressecado.
F
Flacidez:
G
Glaucoma: Aumento da pressão ocular.
H
Hemibalismo: É um movimento involuntário, abrupto e envolve mais a musculatura proximal do que a distal. Normalmente é causado por lesão no núcleo subtalâmico ou por conexões feitas através dele. O movimento pode ser confinado a um membro (monobalismo), a um lado do corpo (hemibalismo), a ambas as pernas (parabalismo) ou pode ser generalizado (bibalismo).
Hipertonia: Consiste num aumento anormal do tónus muscular e da redução da sua capacidade de estiramento (aumento da rigidez). É geralmente acompanhada de espasticidade de aumentada.
Hipotonia: É uma condição na qual o tônus muscular está anormalmente baixo, geralmente envolvendo redução da força muscular.
Hipertrofia: É o aumento quantitativo dos constituintes e das funções celulares, o que provoca aumento das células e órgãos afetados.
Hipotrofias: Ocorrem como consequência da desenervação, lesões musculoesqueléticas, imobilização articular, repouso prolongado, tratamento por glicocorticóide, septicemia, câncer e até mesmo pelo envelhecimento.
Desse modo, o desuso muscular promove redução na área das fibras musculares, bem como na densidade dos capilares. Simultaneamente, ocorre proliferação do tecido conjuntivo intramuscular tanto no perimísio quanto no endomísio, além de aumento do "turnover" do colágeno no tecido.
Hemiplegia: Fraqueza muscular total ou parcial (respectivamente) em um hemicorpo, devido à lesão encefálica.
Hemiparesia: é a paralisia parcial de um lado do corpo. Geralmente é causado por lesões da área corticospinal que corre abaixo dos neurônios corticais do lobo frontal para os neurônios motores da coluna vertebral, que é responsável pelos movimentos dos músculos do corpo e seus membros. 
Hemianospsia: Cegueira em metade do campo visual. Pode ser heterônima ou homônima. Na primeira, são acometidos lados diferentes dos campos visuais. Na segunda, fica acometido o mesmo lado do campo visual de cada olho.
Hiperacusia: se refere a uma hipersensibilidade a certas faixas de som. Uma pessoa com hiperacusia tem dificuldade em tolerar os sons do dia-a-dia.
L
Lagoftalmo: Fraqueza dos músculos. Orbiculares do olho.
M
Madarose ciliar ou supraciliar: Perda dos cílios.
Midríase: Médio poder de contração (ela dilata).
Miose: Perda do poder de contração/relaxamento da pupila (permanentemente dilatada).
Mioclonus: Contrações repentinas, incontroláveis e involuntárias de um músculo.
Monoparesia: Paralisia membro ou grupo muscular.
P
Perda da acuidade visual: Perda de visão.
O
Obnubilação: É a diminuição da lucidez, como no entorpecimento, associado à presença de um conteúdo anormal na consciência. Geralmente acompanhado de distúrbios sensoperceptivos e do pensamento, como ocorre, por exemplo, no delirium.
Q
Quadriplegia: Ou tetraplegia é quando uma paralisia afeta todas as quatro extremidades, superiores e inferiores, juntamente à musculatura do tronco. À impossibilidade de mover os membros associam-se, em grau variável, distúrbios da mecânica respiratória, podendo causar demência leve.
R
Reflexo: é a resposta involuntária rápida, consciente ou não, que visa uma proteção ou adaptação do organismo sendo originado de um estímulo externo antes mesmo do cérebro tomar conhecimento do estímulo periférico, consequentemente, antes deste comandar uma resposta. 
Rigidez: É a resistência de um corpo elástico à deflexão ou deformação por uma força aplicada. É uma qualidade inerente ao material.
S
Sialorréia: é a secreção abundante de saliva.
Sinal de Bell:
Sinal Negro:
Sinal dos Sílios de Barré:
T
Tônus: é o estado de tensão que é encontrado no músculo em repouso. Os músculos mantêm-se normalmente em um estado de contração parcial, o tônus muscular, que é causado pela estimulação nervosa, e é um processo inconsciente que mantém os músculos preparados para entrar em ação. Quando o nervo que estimula um músculo é cortado, este perde tônus e se torna flácido.
Tetraparesia: Paralisia incompleta de nervo ou musculo de 3 membros que não perderam inteiramente a sensibilidade nem o movimento.
Tensão muscular: Tem como função preparar o corpo para uma situação de defesa. Quando essas situações ultrapassam o limite do organismo suportar o estresse, existe um processo de não recuperação do organismo, produzindo tensão muscular excessiva que é responsável no estado de estresse pelas contrações dolorosas de certos músculos, os quais desenvolvem contraturas (Pontos-Gatilho ou Pontos Sensíveis) que se cronificam, gerando dores, rigidez (inflexibilidade) e encurtam o músculo, tornando-o mais fraco e inábil para suportar cargas (choque) nos vários tipos de movimento.
Triquiase: inversão dos cílios e provoca laceração na córnea.

Comentários

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário