Tumor, neoplasia, câncer e metástase

O tumor, neoplasia, câncer e metástase:
Tumor e neoplasia são sinônimos, designam uma grande proliferação celular sem função fisiológica, podendo ser classificada como benigna ou maligna.
O câncer e a metástase não são sinônimos, mas assemelham-se sendo a metaplasia derivada do câncer e considerada mais grave.
Os tumores benignos e malignos diferenciam-se enquanto a sua forma macrocópica e microscópica e velocidade de crescimento. A forma macroscópica diz respeito ao quanto as células tumorais podem ser delimitadas ou enraizadas, o benigno é geralmente ovalado e com espaço geográfico bem definido, já o maligno é completamente sem forma, enraizado e dai a denominação "câncer" as patas do caranguejo. Devido as profundas raízes do câncer as cirurgias de remoção exigem uma margem de segurança que nada mais é do que a retirada de tecido saudável.
A forma microscópica diz respeito aos formato que as células apresentarão, no geral, nos tumores malignos encontram-se muitas células jovens e pouco determinadas e com grande capacidade de fazer mitose, já em um corte histológico de tumor benigno encontram-se células já maduras, mais determinadas e com baixa capacidade de fazer mitose. Essa diferença entre a "idade" celular de um tipo de tumor ao outro é determinado pela velocidade de crescimento, e velocidade de descoberta da doença, ou seja, o crescimento de um câncer é super rápido, enquanto que um tumor benigno cresce mais lentamente.
OBS: Essas são características gerais, contudo, cada corpo reage diferente para cada tipo de doença e existem infinidades de tipos de tumores.
A metástase deriva, necessariamente, de um câncer. É a capacidade das células tumorais proliferarem-se em   um local diferente do seu de origem. Como assim? Uma parte do tumor se desprega do todo, utiliza a circulação sanguínea ou linfática, chega ao seu destino, ultrapassando a parede do vaso e sendo capaz de se proliferar.
É denominado Cascata Metastática as etapas de acontecimento:
1° Etapa: Ocorre a invasão da matriz extra-celular. (Momento em que parte do tumor sai do seu local de origem).
2° Etapa: Disseminação vascular. (Momento em que parte do tumor vira um embolo e percorre dentro dos vasos).
3° Etapa: Implantação. (Momento em que o embolo tumoral adentra outro tecido e reinicia o processo de divisão celular).

OBS: Texto baseado nas aulas de Ketsia Medeiros e no Livro Patologia Geral do Robbins.

||_______________________________________||_______________________________________||


O carcinoma de células renais (CCR) apresenta-se em torno de 25-50% dos casos com metástases no momento do diagnóstico. A metástase solitária do CCR representa apenas 1,6 a 3,6% de todas as metástases. A sobrevida em 5 anos após a cirurgia agressiva das metástases metacrônicas varia de 35 a 50%.

Comentários

  1. Continue , publicando mais assuntos , sou aluna de fisioterapia , é gostaria de saber mais sobre o assunto , desde de já muito obrigada ..

    ResponderExcluir
  2. Descobri que minha esposa esta com um tumor,e vocês esclareceram muitas duvidas que eu tinha sobre o câncer.

    ResponderExcluir
  3. Câncer já tirou meu pai, meu irmão, minha avó e 6 tios, e sempre trouxe muito sofrimento, pela impotência que ele nos dá, agora soube de uma prima 40 anos e com câncer de pâncreas, ela luta bravamente, mas apesar de ir regularmente no médico, o diagnóstico só veio depois de mais de um ano, hoje sofre com uma batalha entre a vida é a morte.

    ResponderExcluir

Postar um comentário