Dedos enrugados devido a água

Descobri que existem algumas possíveis causas, mas nenhuma superior a outra.


- A primeira é que há uma lenta absorção de água pela queratina (proteína contida na camada mais superficial da pele, epiderme) e devido a esse aumento de volume a pele sofre deformação temporária. Lembrando que isso não é osmose! O liquido não está passando do meio menos concentrado para o mais concentrado, ela está sendo absorvida por uma célula que tem a função de proteger a pele contra desidratação dentre outras funções.

- A resposta acima é a mais aceita e mais respondida até hoje, contudo, está outra teoria descarta a possibilidade de osmose básica tanto quanto a absorção da queratina e sugere uma modificação intencional e não ocasional. Testes recentes feitos em pacientes cujos nervos haviam sido rompidos mostraram que o enrugamento não ocorreu e descartando assim a resposta básica de osmose e da queratina pois estas são respostas físico-químicas e não elétrica/neuronal.

Particularmente falando, como os testes ainda não obtiveram respostas conclusivas eu continuo com a primeira teoria, mas será maravilhoso imaginar que a pele é tao inteligente que tenta enrugar as extremidades das "garras" para melhorar o atrito e a aderência assim como é replicado nos pneus dos carros.

Informações complementares:
A pele é o maior órgão do corpo humano e é dividida em três camadas: epiderme (a mais externa), derme (a mediana) e hipoderme (a mais interna).
Na epiderme encontramos a queratina uma proteína que possui a função de proteger nossa pele contra desidratação.

Referências:


Fisiologia Guyton sexta edição
Bioquímica básica  - Marzzoco Torres

Comentários