Broncodisplasia Pulmonar


É uma doença pulmonar crônica com características clínicas, radiológicas e histológicas próprias. Acomete, em geral, os recém-nascidos prematuros submetidos a oxigenoterapia e ventilação mecânica nos primeiros dias de vida.
[  ttp://www.scielo.br/pdf/jped/v81n2/v81n02a04.pdf ]

Respirar é um processo oxidativo [íons de H+ , processo de redução]. O resultado do processo da respiração é: ADP, H+, CO2, H2O. O NAD e o FAD tem a função de captar o H+ e direciona-lo para outro lugar.
O íon H+ tem função de defesa do corpo. Ao se prender a uma bactéria no alvéolo, ele rompe sua membrana e a mata Quando se dá mais de 21% de O2 [ventilação artificial] a um paciente há a formação de radicais livres [íons de H+], pois a quantidade de NAD e FAD é limitada,
O H+ pode apresentar a mesma atitude de defesa contra as células do próprio corpo [como uma doença auto-imune]. Sendo que ao romper uma membrana celular [do próprio corpo] irá haver a liberação de lisossomos que liberam enzimas lisossomicas que tem a função de degradação, ou seja, abre-se um cíclo vicioso de degradação e inflamação.
Eosinófilos = células de defesa do pulmão.

É frequente em RN, com incidência maior em baixo peso e idade. Incidência maior no sexo masculino, na raça branca, mãe diabética*, mãe hipertensa, infecção pré-natal.
* problemas metabólicos geram processos inflamatórios.

Etiologia:
Multifatorial:
- Lesão pulmonar causada pela ventilação pulmonar artificial;
- deficiência nutricional;
- exposição pulmonar pós-natal a mediadores químicos do processo inflamatório em razão da toxidade de O2;
- Infecção;
- Persistência do canal arterial.


Comentários

  1. Tenho um filho com essa doença e o tratamento tem sido muito eficaz pra ele.

    ResponderExcluir
  2. Tenho um filho com essa doença e o tratamento tem sido muito eficaz.

    ResponderExcluir

Postar um comentário