Fibromialgia


A fibromialgia é uma síndrome clinica que se manifesta através de dor no corpo todo, sendo difícil definir se a dor eh no músculo ou nas articulações. Junto com a dor , aparecem sintomas como fadiga e sono não reparador, além de complicações decorrentes destas ultimas. 

A depressão esta bastante correlacionada com a doença, e para isto, não é necessária aquela depressão diagnosticada ou que o individuo tome medicamentos, mas a que pessoas mais próximas possam dizer que sim, aquele individuo tem um "que" de depressão. Isto porque a depressão é uma sintomatologia muito complexa e comum hoje em dia, mas nem todas as pessoas apresentam diagnostico por nao terem ido a psicólogos ou psiquiatras. 

Não existem ainda nenhuma causa que comprove o surgimento desta doença.

Nesta doença não existe lesão tecidual, por isso muitas pessoas não acreditam nela. Na teoria é como se o cérebro interpretasse o toque à pele bem mais intenso e compressivo do que ele realmente é, o que chamamos de baixo limiar a dor.

Não existe exame para diagnosticar esta patologia, apenas a avaliação clínica somado a apresentação de pelo menos 11 de 18 pontos dolorosos .

Existem tratamentos farmacológicos que agem diretamente na sensibilidade dolorosa, mas são pouco utilizados, os melhores resultados hoje com estes pacientes são nas áreas da fisioterapia com acupuntura e pilates. 
A acupuntura age no tratamento da analgesia reduzindo as dores que estes pacientes sofrem além de auxiliar nos desequilíbrios funcionais do corpo e o Método Pilates entra em um trabalho do corpo com a mente, reduzindo o nível de ansiedade e depressão, aumentando os hormônios da felicidade, além de trabalhar o corpo para que o paciente tenha uma melhor percepção sobre o tato e menor referimento à dor.



Comentários