SISTEMA DIGESTÓRIO

Fale embriologicamente, anatomicamente, histologicamente e fisiologicamente.

Histologicamente o esôfago é composto por mucosa (estratificado pavimentoso não queratinizado), a submucosa (glândulas esofágicas) e muscular (células circulares internas e longitudinais externas). O estômago é composto pela mucosa, muscular (obliqua interna, circular intermédia) e serosa (células pavimentosas simples). O intestino delgado tem o duodeno revestido por mucosa, submucosa, muscular e serosa (corresponde ao peritônio). Nos intestinos ocorre a absorção, por isso as células de revestimento são chamadas de células absortivas. O intestino delgado possui vilosidades e criptas, já o intestino grosso possui apenas as criptas.
Embriologicamente o intestino primitivo forma-se por volta da 4ª semana, quando as pregas incorporam a porção dorsal do saco vitelino. O intestino se fecha e posteriormente aparece a comunicação do tubo digestivo com o exterior do embrião. Exceto pela cavidade bucal e anal que são revestidas pelo ectoderma, a maior parte do sistema digestivo é revestido pelo endoderma.

O sistema digestório é formado por um longo tubo de musculatura lisa, ao qual estão associados órgãos e glândulas que participam da digestão. Apresentam-se as requintes regiões do tudo: boca, faringe, esôfago, intestino delgado, intestino grosso e ânus. A boca apresenta a função de reduzir o alimento em pequenas partículas, na boca há as glândulas salivares que são as: sublingual, submandibular, parótida (100% serosa). Estas têm função de digerir os polissacarídeos e dissacarídeos. A faringe e o esôfago são canais de passagem. A faringe ainda divide função com o sistema respiratório. O esôfago localiza-se entre os pulmões e atrás do coração. O estômago é uma bolsa que se localiza do lado esquerdo do abdome, liga o esôfago ao intestino delgado. Sua principal função é a digestão de alimentos protéicos. O estômago produz suco gástrico que é um liquido claro, altamente ácido que contem acido clorídrico, muco, enzimas e sais minerais. O acido clorídrico tem função de transformar o pepsinogênio em pepsina, forma ativa da enzima, que digere proteínas. A mucosa gástrica é recoberta por uma camada de muco que protege da agressão do suco gástrico, apenas disto, é uma mucosa que esta sempre em processo de regeneração. O intestino delgado é um tubo que pode ser dividido em três regiões: duodeno, jejuno e íleo. A digestão do quimo ocorre predominantemente na porção do duodeno, onde há a atuação do suco pancreático que contem diversas enzimas digestivas e da bili (produzida do fígado e armazenada na vesícula biliar). O pH da bili é básico e tem ação de emulsificante da gordura. Os nutrientes absorvidos no intestino delgado passam pelos vasos sanguíneos para o fígado, para então, serem distribuídos para o resto do corpo. O intestino grosso é o local de absorção de água, ele não possui vilosidades e não possui células secretoras de muco digestivo, mas possuem numerosas bactérias que têm a função de dissolver o resto dos alimentos, auxiliarem no movimento peristáltico e proteger o organismo contra bactérias estranhas. As glândulas anexas são compostas pelo pâncreas e fígado. O fígado ajuda o sangue a assimilar as substâncias nutritivas e a excretar os materiais residuais e as toxinas. O fígado armazena glicogênio, ferro, cobre e vitaminas. Produz carboidratos a partir de lipídeos ou de proteínas e sintetiza o colesterol.

Comentários