Pilates Clínico

Olá,
Hoje viemos falar sobre um assunto muito discutido e pouco explicado, o Pilates.

O pilates é uma prática física ativa, assim como o treino funcional ou a musculação.
Ele é caracterizado por algumas peculiaridades como os aparelhos que são usados no método. Além disto, existem os princípios do pilates, que são: concentração, respiração, repetição, fluidez, equilíbrio e simetria, contrologia.

O que difere o pilates em clínico e fitness é o profissional que o conduz.
Educadores físicos buscaram trabalhar com a flexibilidade, mobilidade articular, força, resistência, equilíbrio, condicionamento físico e prevenção de lesões.
Fisioterapeutas devem trabalhar inicialmente buscando a reabilitação ou a prevenção de lesões e dentro disto trabalharam com equilíbrio e propriocepção, flexibilidade, mobilidade articular, resistência.
Quem senta e apenas assiste uma aula ou atendimento do pilates poderá não observar nenhuma diferença, mas elas existem principalmente na intenção que se emprega. Apesar de dito isto, muitas vezes o pilates fitness é mais dinâmico e lúdico.
No caso dos fisioterapeutas é obrigatório uma avaliação inicial para embasar o tratamento e reavaliações comparativas.

Uma ressalva aos fisioterapeutas. Esta classe não deve usar o termo "aula", mas sim atendimento.
E sim, se você faz pilates com um fisioterapeuta você esta sim fazendo fisioterapia. Muitas pessoas acreditam que pilates não é fisioterapia, mas ele esta dentro de uma das demais técnicas desta profissão.

Um vídeo explicativo da história do pilates.



Toda profissão é embasado em um conselho regulamentador. Este por sua vez, regulariza a profissão mantendo um padrão e protegendo tanto os profissionais quanto a população. O honorário da fisioterapia para o método pilates é dado em dois valores distintos, um para atendimento em grupo e outro para atendimento individual.

*SeçãoIII - Artigo13 - "Os valores do referencial de remuneração dos procedimentos Fisioterapêuticos estão expressos em CHF (Coeficiente de Honorários Fisioterapêuticos). Cada CHF vale no mínimo R$0,39 (trinta e nove centavos de Real), na data da publicação deste."

* Código RNPF: 13106965-Pilates em Grupo = 80CHF , 13106966-Pilates Individual = 150CHF.

Comentários